Para quem não entende o que realmente é a salvação através do sangue de Jesus, seria de grande valia acompanhar este texto. Muitas pessoas ouvem e dizem, "O sangue de Jesus tem poder", mas na verdade, não sabe bem o que isso quer dizer. Quem não é cristão até zomba de tal declaração. Vejamos o que realmente vem a ser tudo isto.
Quando Deus criou o homem, Adão, ele lhe deu a ordem de comer de todo fruto que havia no paraiso, exceto do fruto da árvore do bem e do mal, porque no dia que comesse deste fruto ele pereceria (Gênese 2.16,17). Pois bem, tendo Deus, então, feito a companheira do homem, a Eva de parte de seu corpo (Gêneses 22.21,22), esta foi tentada e enganada pelo Demônio, em forma de serpente a comer daquele fruto. Bem, ela comeu e ofereceu também a Adão que também comeu. Foi a desobediência, a rebeldia contra as ordens do Criador. O Demônio, como Lúcifer, já havia sido expulso do céu porque queria ser adorado igual a Deus. Assim, com a desobediência de Adão (o pai de uma raça) o pecado e a morte passaram a fazer parte da humanidade, como uma herança, ou seja, por causa de um, toda a humanidade herdou este pecado e esta introdução da morte em seu meio; porque antes do pecado, não havia a morte e Deus passeava toda tarde pelo paraiso para compartilhar sua presença com Adão até que chamou por Adão e este se escondera porque havia pecado contra Deus (Gêneses 3.8-10).
A partir daí, o homem foi expulso do paraído (passou a viver longe da presença de Deus) porque Deus não contempla o pecado. Adão poderia ser perdoado se ele se arrependesse, mas ao contrário, colocou a culpa na Eva que por sua vez colocou a culpa na serpente. (Gêneses 3.12,13).
Assim, através de Moisés Deus instituiu leis que deveriam ser obecidas pelos homens. Uma delas se referia ao perdão dos pecados. Todo aquele que se arrependesse de seus pecados, deveria levar um cordeiro sem mancha e sem marca alguma para que o sacerdote o tomasse e este fosse sacrificado e o seu sangue espargido no altar sagrado e, assim, com a expiação do cordeiro o homem seria perdoado de seus pecados. (Levítico 4.13-21)
Deus, na sua infinita bondade sabia que por causa de um homem toda humanidade havia entrado no pecado, então, também, por sua misericórdia escolheu enviar o seu único filho, como homem, para que toda humanidade, nele crendo, fosse salva. No Evangelho de João, capítulo 3 versículo 16 podemos ler: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha vida eterna."
Assim, com o Seu sacrifício, Jesus fez o papel do cordeiro da expiação (sem mancha, ou seja, sem pecado) : deu o seu sangue na cruz para que toda a humanidade (todo aquele que livrevente crer em seu sacrifício e sua ressurreição) fosse salva. Por isto Jesus é chamado de "O Cordeiro de Deus", "Aquele que tira os pecados do mundo" (João 1.29). Se alguém crer no sacrifício de Jesus e o confessar publicamente como o seu único Senhor e Salvador, arrepender de seus pecados, será salvo da segunda morte e habitará no Reino de Deus eternamente.
"Eu sou o caminho a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim!" (João 14.6)
"Arrempendei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para a remissão dos vossos pecados. Então recebereis o dom do Espírito Santo" (Atos 2,37-28)